Aprenda como produzir conteúdo para o Instagram seguindo as melhores práticas do Marketing

Quer aumentar seu número de seguidores e curtidas no Instagram? Confira as melhores práticas do marketing para alavancar o seu perfil!

conteúdo para o Instagram

O Instagram sendo a rede social mais acessada entre os usuários do mundo, as marcas não podem se dar ao luxo de não estar na plataforma e ganhar seguidores ou ganhar curtidas nessa rede. 

Mas não basta simplesmente criar um perfil no Instagram para sua marca e deixar por isso mesmo: sua presença na plataforma deve servir a um propósito e entregar algum tipo de valor comercial.

Para fazer o Instagram funcionar para sua empresa, seguir algumas práticas recomendadas pela Instelikes pode ajudá-lo a se antecipar. Isso envolve produzir conteúdos segundo as melhores práticas do marketing digital.

Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas das principais práticas recomendadas do Instagram que podem ajudar você a construir seu público. Vamos descobrir.

Análise de concorrência

A avaliação de negócios alheios é uma prática muito comum no mundo do marketing: independentemente da estratégia de marketing empregada, não há dúvida de que uma das melhores maneiras de obter insights é observar a concorrência. 

Tanto empresas rivais quanto benchmarks podem contribuir muito para suas ações na plataforma. 

Com isso, você poderá identificar formatos e estilos de conteúdo que produzem melhores resultados.

Seu objetivo é aprender com os erros dos outros para não cair nas mesmas armadilhas, enquanto também aprende as melhores práticas para se inspirar. 

Não se esqueça que outras pessoas e empresas estão seguindo você e tirando boas ideias de suas postagens no Instagram.

Atenção aos horários de postagem de conteúdo

Embora o algoritmo do Instagram mude constantemente, uma coisa que permaneceu consistente é a prioridade no engajamento: postar nos momentos nos quais o seu público está ativo pode se traduzir em um aumento na visibilidade e no engajamento.

Quando a Sprout Social realizou um estudo sobre o uso de mídia social, os dados mostraram que terças e quartas-feiras eram geralmente os melhores dias para postar, com o horário de pico sendo das 10h às 14h.

As ferramentas de publicação do Sprout Social usam recursos como ViralPost oferecem uma alternativa automatizada para toda essa pesquisa, determinando para você quando seu público está mais ativo. 

O ViralPost enviará automaticamente seu conteúdo nos horários de envio ideais. Isso ajuda muito a otimizar seus esforços de publicação, permitindo que você capture seu público quando ele estiver mais engajado.

Nesse ambiente compartilhado, as marcas disputam a atenção dos consumidores e podem gerar relacionamentos duradouros e gerar vendas.

Aproveite ao máximo os jogos, concursos e desafios

Uma das técnicas mais produtivas no curto prazo é criar e promover promoções: pode ser um brinde, um presente, um desconto especial. É importante que a estratégia se alinhe aos objetivos de marketing da empresa. 

Existem muitos sorteios que acabam produzindo resultados ruins ao atrair o público errado – ou seja, pessoas que não comprariam um produto ou serviço de sua empresa se não fosse de graça. 

O resultado disso será uma queda no número de seguidores após os sorteios porque eles não tinham interesse real na empresa e, pior: não haverá vendas para a promoção. 

Por isso, é sempre necessário pesquisar as melhores formas de presentear ou distribuir presentes pelo Instagram. 

Se planejado corretamente, a estratégia pode gerar muitos seguidores novos e relevantes e, o mais importante, aumentar as vendas.

Use anúncios pagos do Instagram para expandir seu alcance

O alcance orgânico da marca nas mídias sociais pode ser mais desafiador do que nunca: uma análise do Ignite Social Media descobriu que de 150.000 seguidores, apenas 14.100 verão uma postagem orgânica em seu feed.

Você pode aumentar sua visibilidade e promover melhor seu Instagram usando anúncios pagos. Essa segmentação paga pode ajudar seu conteúdo a obter alcance além do público atual e ganhar seguidores que verão o seu conteúdo orgânico.

A publicidade no Instagram permite que você coloque sua marca na frente das pessoas certas usando várias opções de segmentação altamente granulares. Isso significa que você pode atrair novos seguidores e clientes.

Mesmo que você não queira investir em anúncios pagos regularmente, verifique se isso faz parte de sua estratégia ao iniciar uma nova campanha ou tentar aumentar o alcance de sua conta.

Marque presença nos stories

Os Stories foram adicionados ao Instagram em 2016, e se você considerar que a rede social existe desde 2010, pode-se dizer que esse recurso é mais antigo na plataforma, tendo uma inegável popularidade.

De acordo com a Opinion Box, 77% dos usuários do Instagram assistem Stories todos os dias e ⅓ dos Stories visualizados são oriundos de organizações. 

É recomendável que você crie histórias diariamente, pois elas impulsionam a interação do usuário com seu perfil. 

Quando se trata de engajamento, adesivos de enquete, perguntas e questionários são ferramentas inestimáveis ​​para quem quer ganhar seguidores no Instagram. Esses adesivos facilitam bastante a interação entre marcas e clientes. 

E você nem precisa investir muito tempo para utilizá-los, basta ser criativo e usar os recursos do próprio Instagram, que oferece várias opções de texto, imagens de fundo e GIFs para personalizar seu conteúdo.

Quer saber mais sobre como ganhar seguidores no Instagram? Acesse o blog da Instelikes e aumente suas curtidas nessa rede social que ajuda sua marca a crescer.

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