Com Reels mais longos e novos recursos, Instagram muda para encarar TikTok

O Reels é uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos para atrair a atenção de mais seguidores e aumentar o engajamento. Confira!

Mulher usando reels do instagram para ganhar curtidas e ganhar seguidores


Dois dos maiores objetivos dos criadores de conteúdo e influenciadores digitais é ganhar curtidas e ganhar seguidores no Instagram. Para isso, influencers e marcas de empresas se utilizam de vários recursos, um deles, o Reels. 

O Reels é uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos para atrair a atenção de mais seguidores e aumentar o engajamento. Agora, a novidade é que a rede social promoveu alterações no Reels para melhor! 

Como modo de concorrer com o TikTok, uma das plataformas mais amadas pelos “heavy users” de redes sociais, o Instagram possibilita a criação de vídeos mais longos nos Reels. 

Além disso, a ferramenta oferece novos recursos também. Saiba mais neste artigo da InsteLikes, a sua plataforma para ganhar curtidas e ganhar seguidores no Instagram de graça! 

Instagram muda para encarar TikTok

Quais são os novos recursos do Reels?

Em 2020, o Instagram lançou a ferramenta Reels para enfrentar a forte concorrência de plataformas como TikTok e Youtube. Em princípio, os vídeos produzidos tinham a duração máxima de 15 segundos. 

Um tempo depois, o limite foi, então, estendido para 30 segundos. Já em 2021, os usuários passaram a produzir vídeos de 60 segundos com a ajuda da ferramenta. Para este ano, a novidade é que será possível publicar vídeos com até 90 segundos.

Desse modo, os usuários do Instagram têm mais liberdade e várias possibilidades na criação de conteúdos interessantes e relevantes. Afinal, a limitação do tempo não é mais um empecilho.

Vale lembrar que os vídeos dos Reels também estão sendo sugeridos para os usuários do Facebook, aumentando o alcance das publicações

Outros recursos que são novidade nos Reels

Importação e sincronização de áudio 

Os usuários do TikTok utilizam milhares de áudios diariamente na criação de vídeos, gerando inúmeras trends da rede social. Já no Instagram, produzir esse formato de conteúdo só era possível com ajuda de aplicativos de terceiros. 

Mas a ferramenta foi implementada no Instagram, tornando possível sincronizar o vídeo com o áudio. Um recurso certamente muito interessante para quem planeja criar conteúdo de marca engajador e que ajude a ganhar curtidas e a ganhar seguidores. 

Templates 

Com os templates (modelos de layout pré-disponíveis na plataforma), o usuário só precisa apontar a câmera do celular para criar os vídeos e fotos. Essa opção, no entanto, será ofertada somente aos criadores originais. 

Narração 

A narração automática e o "voice over", recursos que ganharam popularidade no TikTok, também foram embedados diretamente no Instagram.

Figurinhas no Reels 

Os recursos visuais que estão disponíveis nos Stories agora estão no Reels. Portanto, os criadores de conteúdo podem usar e abusar dos stickers, assim como aproveitam os efeitos e hashtags. Na edição dos vídeos curtos, é possível incluir quizzes e enquetes.

Agendamento de Reels no Estúdio de Criação

Por meio do estúdio de criação do Facebook você pode agendar os conteúdos em Reels. Você pode editar as transmissões ao vivo também, gerando destaques no recurso de vídeos curtos.

Remix de vídeos

Outra novidade, que ainda está em fase de testes, é a possibilidade de os usuários remixarem vídeos postados por perfis públicos. 

De acordo com um anúncio feito pelo o consultor de mídias sociais Matt Navarra, no Twitter, “todas as publicações em vídeo são compartilhadas como Reels”. 

Isto é, até mesmo os conteúdos em vídeo gravados na horizontal serão incluídos na rede social como Reels a partir de agora. 

Dicas para trabalhar com o algoritmo do Instagram Reels

5 dicas para trabalhar com o algoritmo do Instagram Reels

Crie conteúdo de qualidade

Quando as pessoas acessam os Reels, elas esperam ver conteúdos engraçados, educativos e interessantes. Então é isso que o algoritmo visa entregar

Portanto, se você pretende elevar seu número de seguidores e aumentar suas curtidas em publicações e até na sua página, invista em conteúdo de qualidade. Lembre-se também de publicar com uma frequência que atenda as expectativas do seu público-alvo. 

Evite repostar TikToks

O Instagram Reels pode ter começado a vida como um dupe do TikTok, mas isso é coisa do passado. Então, se você estiver repostando vídeos do TikTok (com marca d'água da plataforma) nos Reels, você será prejudicado.

De fato, o conteúdo “reciclado” de outros aplicativos (ou seja, contém logotipos ou marcas d'água) torna a experiência do Reels menos satisfatória. E certamente não é isso o que o Instagram deseja entregar para os usuários. 

Use as hashtags certas

As hashtags são bons recursos de descoberta para criadores, principalmente nos Reels. Sendo assim, aproveite algumas tags de descrição em cada publicação que fizer. 

Para o maior alcance possível, use hashtags precisas e descritivas. Quando o algoritmo identifica facilmente o assunto da postagem (foto ou vídeo), ele compartilha o conteúdo com pessoas interessadas nesse tópico específico.

Use áudios populares

A escolha de um áudio com muitos compartilhamentos é uma estratégia para pulverizar ainda mais os seus vídeos em Reels. 

Destaque pessoas em seus Reels

Em um teste feito pela equipe de mídia social da Hootsuite para descobrir o potencial de engajamento dos Reels, descobriu-se que os Reels que destacam pessoas têm uma boa performance. 

Fotos e ilustrações de produtos são atrativos, mas os rostos são o que realmente encantam o público do Instagram. 

Dica de ouro: use os recursos da InsteLikes

A InsteLikes é uma plataforma que te ajuda a ganhar curtidas, seguidores e mais comentários em suas postagens de um jeito bem simples. 

Sem investir um centavo sequer, você aumenta sua base de seguidores usando moedas e criando pedidos para seguidores. A vantagem é que você pode obter moedas de graça atendendo os pedidos.

Já conhece a InsteLikes ? Acesse nosso site e comece a usar nossa plataforma agora mesmo! 

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