Guia do Instagram Reels: o que é, e boas práticas

Uma ferramenta do Instagram que certamente é útil para os criadores de conteúdo é o Instagram Reels. Confira nosso guia prático 2023!

Guia do Instagram Reels

Uma ferramenta do Instagram que certamente é útil para os criadores de conteúdo que querem ganhar curtidas é o Instagram Reels. Interativo e dinâmico, o Reels também é um excelente recurso para ganhar seguidores, já que a ferramenta permite a criação de vídeos com alto potencial de viralização. 

Os influencers que mais utilizam os conteúdos em vídeos publicados no Reels são os que se destacam em meio à multidão. Então, se você também quer surfar na onda dos conteúdos em vídeo, saiba mais sobre esse recurso que é uma febre no Instagram!  

O que é o Instagram Reels?

Os vídeos do Reels são conteúdos educativos, envolventes e divertidos, nos quais você pode compartilhar ideias e ainda:

  • Contar a história da sua marca;

  • Informar o seu público;

  • Ser descoberto por pessoas que podem se identificar com seus produtos, serviços ou com a sua marca. 

Em suma, os usuários da plataforma social acessam o Reels para ver tendências culturais, colaborar com a comunidade ou, simplesmente, entreter-se. 

Com ferramentas criativas como efeitos, áudios, músicas e figurinhas, a sua empresa pode criar vídeos que inspiram, engajam e fidelizam seu público. Semelhante ao TikTok , o Reels é o recurso de vídeo mais recente do Instagram e já está disponível em mais de 50 países.

ganhar curtidas,

Como funciona esse recurso?

Assim que surgiu, o Reels possibilitou a criação e a publicação de vídeos de até 15 segundos. Ao longo do tempo, a rede social permitiu que o tempo dos vídeos aumentasse para 30 segundos, 60 segundos e, por fim, para até 90 segundos.

Além disso, os usuários podem ter acesso a esse tipo de conteúdo por meio do feed e pela aba de exploração do Instagram. 

Como criar vídeo no Reels

Selecione o ícone Reels na parte inferior da câmera do Instagram. Assim, você verá algumas ferramentas de edição (no lado esquerdo da tela) para ajudar a criar seu vídeo, incluindo:

Áudio

Procure uma música na biblioteca de músicas do Instagram. Você também pode usar seu próprio áudio original simplesmente gravando um Reels a partir do seu celular. 

Quando você compartilha um vídeo com áudio original, seu áudio será atribuído a você. Por consequência, caso seu perfil seja público na rede social, os demais usuários terão a possibilidade de produzir novos Reels usando o seu áudio.

Efeitos

Selecione um dos muitos efeitos disponíveis na galeria criada pelo Instagram e por criadores do mundo todo. 

Esses efeitos certamente colaboram na viralização do seu conteúdo, uma vez que muitos usuários os utilizam também.

Temporizador e contagem regressiva 

Defina o temporizador para gravar qualquer um de seus clipes. Depois de pressionar gravar, você verá uma contagem regressiva 3-2-1, antes que a gravação comece pelo período de tempo selecionado.

Alinhar

Alinhe objetos do seu clipe anterior antes de gravar o próximo para ajudar a criar transições perfeitas.

Velocidade

Escolha acelerar ou desacelerar parte do vídeo ou áudio que você selecionou. Assim, você pode criar vídeos com efeito de câmera lenta, por exemplo.

Melhores práticas no Instagram Reels 

Veja como o algoritmo do Instagram Reels funciona e quais as melhores práticas para ter esse recurso a seu favor! 

O algoritmo do Instagram Reels decide quais vídeos são exibidos para qual usuário do Instagram. O usuário normalmente verá os Reels das contas que segue em seu feed principal. Contudo, há dois outros canais em que os Reels de outros criadores e marcas podem ser descobertos:

  • A guia Reels, uma versão da página TikTok For You;

  • Na aba Explorar.

Entre os fatores que determinam quando e onde os Reels aparecem estão: 

Relacionamentos: O algoritmo do Instagram não está apenas levando em conta como você interage com o conteúdo: está observando como você interage com outros usuários.

Relevância do conteúdo: O Instagram rastreia a afinidade do usuário. Então, se você interagiu com uma postagem no passado, a inteligência artificial da plataforma identifica sua preferência e oferece um novo conteúdo semelhante.

Atualização de conteúdo: Os conteúdos novos têm prioridade na exibição sobre os conteúdos em vídeos mais antigos. 

Popularidade: Se você tem um público engajado e se tem conteúdo que recebe curtidas e compartilhamentos consistentemente, isso sinalizará ao Instagram que sua conta tem algo especial e que pode atrair novos seguidores. 

Como usar os Reels para ampliar seus negócios, ganhar seguidores e ganhar curtidas

Os Instagram Reels são uma nova maneira de aumentar seu alcance no Instagram, ajudando a ganhar seguidores e ganhar curtidas. 

De fato, o conteúdo em vídeos curtos facilita a construção de relacionamentos sólidos com seus seguidores. Porque fortalecem a construção de uma comunidade engajada com a sua marca. 

Embora os Reels não existam há muito tempo, eles estão se mostrando um espaço para marcas e criadores irem além. 

Confira, então, algumas maneiras de usar o Instagram Reels em sua estratégia de marketing:

  • Crie conteúdo que seja autêntico e ressoe para o seu público. Os Instagram Reels são uma maneira rápida e divertida de criar conteúdo cativante e exclusivo, repleto de efeitos especiais. Esta é uma oportunidade fantástica para as empresas mostrarem um aspecto mais humano da própria marca. 

  • Compartilhe conteúdo educacional. Use Reels para ensinar algo novo aos seus seguidores. 

  • Mostre seus produtos e serviços. Aumente o reconhecimento da sua marca e aumente suas vendas usando Reels para demonstrar o que você tem a oferecer.

  • Torne seus vídeos visualmente atraentes: O algoritmo favorece vídeos com layout atrativo para os usuários da plataforma. No mínimo, fotografe na vertical e evite fotos e vídeos de baixa resolução; se você estiver pronto para ser criativo, teste todos os recursos dos Reels.

  • Evite repostar TikToks: Se você estiver publicando vídeos do TikTok (com marca d'água) como Reels, seu conteúdo não será entregue com a mesma qualidade. Portanto, priorize o conteúdo nativo do Reels. 

  • Use músicas mais populares: O uso de canções populares é também uma forma de atrair usuários da rede para o seu conteúdo. 

Agora, se você quer ganhar seguidores e ganhar curtidas de um jeito ainda mais fácil, sem precisar conteúdo no Reels, conheça a plataforma de InsteLikes! Acesse nosso site e saiba como conquistar seguidores e curtidas gratuitamente! 


Este artigo foi publicado por

Comentários

Compartilhe sua opinião

João Pedro

O aplicativo não está reconhecendo as interações desde ontem, o que está acontecendo?