Marketing Digital no Instagram em 2023: dicas e tendências

Pronto para dominar o Instagram? Neste artigo estão algumas poderosas dicas de marketing para Instagram. Saiba mais com a Instelikes!

Marketing digital 2023

Ganhar curtidas é um dos grandes pilares de sucesso dos perfis de influenciadores nas redes sociais. Os criadores de conteúdo e as marcas (empresas) também focam em criar estratégias para ganhar curtidas no Instagram. Afinal, as curtidas são formas de integração e de engajamento, atraindo novos seguidores e potenciais consumidores.

Mas as táticas de como ganhar curtidas no Instagram mudam de tempos em tempos. Isso porque surgem novas tendências, além de mudanças no algoritmo da rede social, o que impacta diretamente a performance das publicações no Insta. 


Como um aplicativo para ganhar seguidores no instagram, a InsteLikes está bastante antenada a essas tendências. Então, selecionamos algumas, neste artigo, que servem de dicas sobre práticas para você adotar em seu perfil do Instagram!

O que é marketing no Instagram?

O marketing do Instagram consiste em práticas que ajudam a aumentar o reconhecimento da marca, atraindo leads para convertê-los em vendas. Atualmente, o Instagram é a plataforma de rede social mais usada por pessoas de 16 a 34 anos. Portanto, ela é muito eficaz para empreendedores, influenciadores e criadores de conteúdo.

As estratégias de marketing do Instagram incluem:

  • Conteúdo orgânico: postagens de foto, vídeo ou carrossel, Reels, Stories

  • Conteúdo pago: anúncios no feed, nos Stories, Reels e outros canais

  • Marketing de influenciadores

  • Ferramentas de compras: loja com catálogo de produtos, compras ao vivo

Vamos, então, explicar mais sobre cada um deles!

Criação de conteúdo orgânico para ganhar curtidas

O conteúdo é sempre o carro-chefe em qualquer rede social. Vamos lembrar que essas plataformas foram desenvolvidas para a interação entre pessoas. E as pessoas certamente gostam de ter acesso a um conteúdo bem elaborado, que dê dicas, tire dúvidas, etc. 

Mas você pode escolher como será o formato desse conteúdo. Aliás, existem vários formatos que você pode explorar: imagens, vídeos, carrossel de fotos, entre outros. 

 

Além disso, ferramentas como Stories e Reels tornam o alcance das suas publicações ainda maior. Porque não apenas seus seguidores podem visualizar as postagens como outras pessoas que seguem sua página visualizam também. 

Portanto, as publicações em vídeo nos Stories e no Reels são práticas que ajudam a elevar as curtidas tanto nas postagem quanto em sua página. 

Como ganhar curtidas no Instagram com anúncios pagos

A criação de conteúdo é um meio de ganhar mais seguidores e curtidas de modo orgânico, ou seja, sem precisar pagar por isso. No entanto, se pretende potencializar o número de curtidas em suas publicações e no perfil, use os anúncios pagos.

Ao anunciar no Instagram, você paga para a plataforma exibir os anúncios de seus produtos e serviços. No gerenciador de anúncios, então, é possível segmentar seu público por sexo, por idade, por região e por temas de interesse. 

Além disso, o próprio Instagram oferece uma ferramenta de seleção automática de público. A seleção ocorre de acordo com o perfil de público que já segue o seu perfil na rede social. 

Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores ainda está forte em 2023 e deve crescer mais a cada ano. Somente em 2021, essa tática representou US$ 13,8 bilhões em valor.

Muitas marcas já apostam na parceria com influenciadores para obter mais seguidores e ganhar curtidas. Essa estratégia é, de fato, muito interessante quando pensamos em influenciadores que representam bem a imagem da marca. 

Marketing digital 2023

A conexão e o alinhamento entre marca e influenciador é fundamental, sobretudo para que o público-alvo seja estimulado a interagir e a comprar. Muitas empresas investem nas parcerias, especialmente em nichos como: fitness, saúde e beleza, gastronomia e moda. 

Ferramentas de compras: loja com catálogo de produtos

O Instagram disponibiliza uma ferramenta muito interessante, a loja online. O espaço digital funciona como um catálogo de produtos, onde o usuário da rede pode realizar compras diretamente. 

Essa ferramenta é essencial para as marcas de varejo, porque ajuda a vender mais e também capta novos seguidores e mais curtidas para as postagens. 

Realize concursos e brindes

As pessoas querem obter produtos sem precisar pagar por eles. A forma de realizar esse desejo é com a organização de concursos e sorteios de brindes. Às vezes, as melhores estratégias para o Instagram são as mais antigas. 

Os concursos podem aumentar seu alcance orgânico e fornecer muito conteúdo gerado pelo usuário.

Uma dica: antes de publicar os sorteios em sua página, esteja atento às regras locais. No Brasil, a Caixa Econômica Federal (CEF) autoriza e fiscaliza os sorteios nas redes sociais. 

Recomendação de conteúdo

O Instagram está aprofundando seus testes para criar um efetivo algoritmo de recomendação de conteúdo. Para o ano de 2024, esta deve ser uma forte tendência. Então, fique atento a isso e mantenha o foco na elaboração de conteúdo relevante para os usuários, de modo geral. 

Lives para compras online

Já pensou em fazer lives no Instagram para oferecer seus produtos? Isso tem dado certo para muitos pequenos empreendedores. As lives contribuem no aumento das curtidas, seja na página ou em uma postagem específica. Além disso, colabora na maior disseminação de conteúdo e no alcance de público. 

Assinaturas

A assinatura já é uma febre entre os criadores de conteúdo. O recurso, que está liberado nos Estados Unidos, oferece exclusividade no acesso a fotos e vídeos de criadores de conteúdo. 


A novidade deve ser liberada para os usuários brasileiros em 2023. Esta opção de monetização exibe publicações visíveis somente para quem paga por eles. Isso acontece, por exemplo, com plataformas como Onlyfans e Twitter.

Uso de aplicativo para ganhar seguidores no Instagram

O uso de aplicativos para ganhar seguidores no Instagram ainda é uma prática essencial para as marcas e criadores de conteúdo. 

A InsteLikes é uma plataforma com a qual você pode ganhar curtidas e seguidores gratuitamente. Além disso, você pode obter mais comentários em suas postagem, fazendo o seu perfil crescer rapidamente e sem riscos.

Já conhece a InsteLikes? Acesse o nosso site e saiba como funciona! 


Este artigo foi publicado por

Comentários

Compartilhe sua opinião