Aprenda a selecionar as melhores #hashtags para o seu perfil

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Aprenda a selecionar as melhores #hashtags para o seu perfil

Ferramentas como as hashtags apresentam inúmeras possibilidades para aumentar o alcance de forma orgânica, trazendo maior interação, segmentação de público alvo, ganho de curtidas e seguidores, entre outros benefícios.

As hashtags foram lançadas inicialmente no Twitter e devido ao grande sucesso, migraram para outras redes sociais, como Instagram e Facebook.

Elas são uma maneira fácil e rápida para se encontrar novas contas e possuem ação formidável, ao colaborar para o aumento da notoriedade nas redes sociais.

A Hashtag funciona como um índice de assuntos e seu objetivo é categorizar os conteúdos, permitindo ao usuário seguir assuntos conforme as suas preferências, assim, o número de seguidores aumenta não apenas em quantidade, mas também em qualidade e engajamento.

Seja utilizado por grandes marcas, pequenos empreendedores, prestadores de serviços ou influenciadores digitais, esse mecanismo é acessível a todos que queiram vender seus produtos e serviços.

As hashtags são fundamentais para a divulgação de um post, pois sua utilização aumenta consideravelmente a visibilidade do conteúdo, da marca ou da empresa.

Hashtags dão visibilidade, pois o Instagram é um como se fosse uma televisão, e as hashtags são os seus canais

Ganhar seguidores e curtidas


Estratégias para ganhar curtidas e seguidores com a hashtag 

Uma das formas de se elaborar estratégias para ganhar seguidores e curtidas é utilizar o recurso de seguir hashtags.

Isso permite entender o que as pessoas estão pensando, quais os assuntos mais comentados, quais estão em desuso, analisar as campanhas da concorrência, buscar novas ideias para conteúdo.

A partir de um plano estratégico e utilizando a criatividade, pode-se agregar valor a uma marca desconhecida, promovendo-a para um sucesso absoluto de seguidores e curtidas.

As hashtags podem ser usadas com uma importante ferramenta para se ganhar curtidas e seguidores, contudo precisam ser usadas a partir de um planejamento prévio.

Ao usá-las, deve-se estar atento a diversos fatores, tais como a identificação de palavras-chave, relevância do tema, quantidades de tags, concorrência, tendências, público alvo.

Para se ter sucesso, deve-se estar atento a algumas questões como, utilizar palavras-chave, palavras simples, porém coerentes com a proposta, limitar a quantidade de hashtags, análise da concorrência, localização, que também é importante aliada, particularmente para a realização de eventos. 

Identifique as palavras-chave 

Para marcar os posts é importante ter o feeling de saber usar palavras que tenham relevância para o conteúdo, identificar as tendências do mercado, o que as pessoas estão buscando, sentindo, desejando.

A linguagem deve ser adaptada para o tipo de público, conforme a idade, classe social, escolaridade, para captar a atenção de seguidores que se identifiquem com aquele tipo de conteúdo, aumentando o sucesso nas curtidas e aumento de seguidores. 

Quantidade x qualidade 

A qualidade de alcance do público nem sempre depende da quantidade utilizada e sim de sua importância para o assunto abordado, sempre buscando aquelas que estão em destaque e acompanhando quando caem no esquecimento.

Em relação à quantidade, as hashtags se restringem a 30 para cada post, porém ao se usar todas, o post pode não ter o alcance esperado, ao se pecar pelo excesso de termos.

Não existe um consenso sobre o número ideal de palavras, porém especialistas em marketing recomendam entre 8 a 15 hashtags por publicação. 

Relevância para o conteúdo 

É imprescindível usar as hashtags coerentes com o conteúdo. Hashtags muito populares podem ser uma faca de dois gumes, pois se por um lado aumenta a visibilidade, por outro, a informação perde-se facilmente, já que milhões de pessoas as usam diariamente.

Ao usar hashtags comuns, como #love, #fotododia, muitas pessoas verão o post, mas não será o tipo de público segmentado que se pretende atingir para ganhar seguidores e curtidas.

Analise a concorrência

 É importante descobrir quais são as hashtags mais usadas pelos concorrentes e usar aquelas que forem mais relevantes para o seu propósito, sendo muito útil para o desenvolvimento de estratégias de marketing.

Pesquisar e seguir a hashtag com o nome dos concorrentes, permite uma dimensão do seu alcance, popularidade e engajamento, além de servir para monitorar as suas campanhas, que podem ser adaptadas conforme seus erros e acertos.

Também pode ser usado como fonte de inspiração para novos conteúdos, observando o que funciona e o que não funciona para os concorrentes.

Crie hashtags próprias

 Pelo uso de uma hashtag exclusiva, pode-se criar posts que incentivem o engajamento com os usuários.

Criar hashtags, incentivando os seguidores a usá-las em suas publicações, pode contribuir para viralizar o post, conteúdo ou marca. Esta é uma ótima estratégia de marketing digital, pois ao incentivar o seu público a compartilhar sua hashtag ao adquirir algum produto, aumenta o engajamento, quantidade de curtidas e seguidores.

Comentar as hashtags

Clicar nas hashtags adicionadas e comentá-las também é uma estratégia que pode ser eficaz para atrair mais seguidores e curtidas, ao dar visibilidade para o perfil. 

Localização

 A localização serve para segmentar o público em uma determinada área, sendo um importante aliado para ser utilizado em conjunto com as hashtags. Em um primeiro momento é importante identificar o público na região, qual o conteúdo que as pessoas locais buscam, e criar posts direcionados para esses potenciais clientes. É fundamental tentar, na medida do possível, criar conteúdo para um público que esteja próximo, facilitando as vendas e a visibilidade local.

Uma tática muito eficiente é criar uma localização da empresa, ou marca, que possibilita aos clientes realizarem check-in no estabelecimento, estimulando-os a postar fotos usando essa localização.

Sorteios e promoções

 Outra estratégia muito eficaz para se ganhar curtidas e seguidores é associar a hashtag a sorteios e promoções. Para isso é imprescindível ter a hashtag da marca já consolidada, na medida em que serve para acompanhar a movimentação sobre o assunto.

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