Confira uma nova Atualização significativa em 30/08/2021 na InsteLikes!

Atualização significativa em 30/08/2021

Estamos retornando a versão antiga, como anunciado em https://blog.instelikes.com.br/voltando-versao-anterior/.

Temos pretenções de portar algumas das alterações para um novo aplicativo, ainda compatível com o website atual. Não temos datas exatas para isso.

O InsteLikes sempre recebe atualizações significativas, adicionando e removendo recursos. Porém, desta vez, gostaríamos de compartilhar o que será modificado, de forma antecipada.

Este será uma publicação mais longa que o normal, mas iremos descrever todas as mudanças futuras e suas possíveis relações e motivos.

Os objetivos da versão 2019:

É primeiro necessário descrever as mudanças da versão 2016 para versão 2019.

O principal objetivo desta mudança foi a maior transparências das transações (sendo possível ver maiores detalhes de cada interação recebida ou enviada) e a maior rapidez para atender os pedidos (sem ter que esperar confirmação para cada única interação, porém com a criação das “moedas pendentes”). Além disso, a maior segurança (utilizando assinaturas criptográficas como autenticação) e a criação dos Desafios (com a criação das “Vantagens”, para substituir o antigo o “Premium”, que não era muito bem compreendido). Uma das maiores mudanças também era o sistema detecção de unfollow, mas que, infelizmente, se tornou quase inútil após https://status.instelikes.com.br/incidents/6c6sy185twc6. O outro recurso que foi adicionado foi o sistema de “Reputação”, onde tenta distinguir a qualidade dos perfis associados.

Os objetivos da versão 2021:

Agora, o mais importante. O que poderá esperar da próxima versão, o InsteLikes 2022. A maioria das mudanças são baseadas em feedback recebido durante a existência da versão 2019 e em versões anteriores (como na versão 8, de 2016). Claro, algumas mudanças serão feitas por consequências de outras alterações, como poderá perceber.

Cadastrar o mesmo perfil:

Uma das questões mais apontadas é a impossibilidade de cadastrar o mesmo perfil. Isto será resolvido na nova versão, permitindo que um mesmo perfil seja utilizado e que seja parcialmente isolado.

As moedas permanecem pertencendo à conta, e não fixo à um perfil. Porém, cada pedido criado para o mesmo perfil, terá os recursos consumidos de cada conta individualmente. Isto é, caso duas contas possuem o perfil @alice associado, e cada conta crie um pedido de "Seguidores": o pedido da primeira conta deverá ser concluído e depois o outro pedido (criado por outra conta) será habilitado, como uma fila. As moedas consumidas estarão relacionadas à conta em que criou o pedido. Porém, na contramão, a “Reputação” do perfil será compartilhada com todas as contas que possuem aquele perfil associado.

Continuará não sendo possível remover um perfil, exceto que exclua toda a conta do InsteLikes.

Saldo devedor:

A criação de saldo devedor é um dos maiores problemas apontados pelos usuários. Isto deve ser alterado na nova versão, se tudo der certo.

O InsteLikes passará apenas a exibir pedidos quando há moedas suficientes para pagar as interações. Desta forma, não há mais a criação de um saldo devedor. Além disso, as moedas serão consumidas imediatamente ao criar um pedido, permitindo definir a quantidade máxima de moedas que deseja alocar para aquele pedido em específico. Isto substitui os “Limitadores”, e será mais preciso. Os valores dinâmicos ainda continuam existindo, porém não terão efeitos para pedidos já criados.

As punições por unfollow deixam de existir por completo, o recadastramento de um perfil (veja “Cadastrar o mesmo perfil”) tornaria as punições completamente ineficiente. Entretanto, a detecção de unfollow definirá o parâmetro de “Reputação”, o qual falaremos mais tarde.

Aplicativos:

Atualmente o InsteLikes é um PWA, o que pode oferecer uma navegação “OK” em muitos dispositivos, mas longe de um aplicativo nativo.

Deve ser disponibilizado um aplicativo nativo para Android e Windows.

O aplicativo contará com outros recursos, que não são suportados pela versão Web. A versão Web contará com recursos limitados, não sendo possível atender todos os tipos de pedidos.

Moedas pendentes:

Embora um pouco confuso, as moedas pendentes continuarão a existir. Entretanto, com maiores detalhes e com avisos claros de quando as moedas devem ser aprovadas.

Porém, ao criar o pedido, poderá visualizar quantos pedidos estão pendentes. Desta forma haverá formas de visualizar quantos pedidos já foram supostamente concluídos, mas ainda não confirmados. 

Reputação:

Um dos outros recursos, adicionados na versão 2019, foi o sistema de “Reputação”. Entretanto uma das reclamações frequentes é a baixa qualidade dos perfis, que na maior parte das vezes estão relacionadas ao usuário também possuir um perfil de baixa qualidade. 

O usuário pode, ao criar um pedido, definir uma reputação especifica. O custo mínimo de cada interação varia de acordo com a "Reputação" definida.

O sistema de “Reputação” também sofrerá alterações, justamente para suportar as contas com um mesmo perfil e evitar abusos. A “Reputação” pertencerá aos perfis e terá como base também as contas no qual ele está associado, este dado será mantido mesmo após a exclusão da conta, já que é a única forma de evitar um “ban-evading”. Aqueles perfis que possuírem baixa reputação, continuarão com baixa reputação independente da conta onde estão associados.

Vantagens e desafios:

O sistema de Vantagens e Desafios será completamente removido. Usuários que possuírem Vantagens restantes terão acesso a recursos equivalentes na nova versão.

Custos e moedas:

O custo por cada interação continuará a ser dinâmico. Na verdade, será ainda mais dinâmico que na atual versão. 

A página de "Registros" será refeita, e será mais fácil de visualizar os dados, uma vez que os pedidos devem pré-estabelecer um limite máximo de moedas, e estas moedas serão imediatamente consumidas.

As transferências diretas entre contas continuarão não sendo possíveis.

Stories, Visualizações e Salvar:

Estes são alguns recursos bastantes requisitados, entretanto devido a limitações técnicas atuais é impossível de ser adicionado.

Utilizando o aplicativo (veja “Aplicativo”) isto será possível, entretanto será restrito ao uso do aplicativo.

Associar perfis:

Um dos outros problemas, informados pelos usuários, é o sistema de associar um perfil. Atualmente é necessário comentar uma frase especifica, e isto pode ser confuso e, em alguns casos, não funcionar corretamente.

O perfil deverá ser associado utilizando o campo de "biografia", em sua respectiva rede social. Novos métodos de associar perfis devem ser adicionados no futuro.

Novas redes sociais:

O suporte ao TikTok será implementado e poderá ganhar interações no TikTok, inclusive com as mesmas moedas que atualmente já possui. ;)

WebAssembly/WebGL:

Estaremos, pela primeira vez, abandonando o HMTL e CSS. Neste momento, estamos a utilizar apenas WebAssembly e WebGL. Estas tecnologias são utilizadas tipicamente em jogos, e possuem um impacto negativo na performance, principalmente em dispositivos móveis de baixo poder computácional. 

Para mitigar este problema o aplicativo (veja em "Aplicativo") será disponibilizado. A vantagem do uso de tal tecnologia é permitir um desenvolvimento continuo em todas as plataformas suportadas. O iOS, Windows Phone e Firefox OS continuam sendo os maiores afetados, negativamente, por tal mudança. 

Fora dos planos:

Algumas coisas devem permanecer igual, embora que alguns considere como um problema do InsteLikes:

Fotos marcadas (e interação para terceiros):

Um das outras sugestões continuam sendo a possibilidade de obter curtidas em "fotos onde foi marcado" ou em "fotos publicadas em outros perfis".

Absolutamente nada deve ser mudado em relação à isso. O InsteLikes continuará restringindo as interações para os perfis que estão associados, e apenas as publicações publicadas pelo respectivo perfil.

Comentários pré-definidos:

A remoção dos comentários pré-definidos pode ser sido frustante para muitos usuários que utilizavam este recurso, entretanto não há outra opção.

Não pretendemos adicionar qualquer funcionalidade equivalente aos comentários pré-definidos, ou criar filtros ou critérios adicionais neste momento. Isto pode ser implementado no futuro, mas não na versão inicial.


Indefinido:

Existem coisas que queremos mudar, mas não há consenso sobre as mudanças.

Limites de perfis:

Afim de mitigar abusos, existe a possibilidade de haver um limite máximo de perfil por conta. Este limite será expandido baseado no nível da conta, assim sendo uma das novas funcionalidades dos "níveis". Não há mais detalhes neste momento.

Limites de pedidos simultâneos:

Uma vez que múltiplas contas podem criar pedidos, pode ser necessário criar um limite de pedidos simultâneo. Desta forma, não será possível criar diversos pedidos simultaneamente, sendo necessário aguardar o termino de algum pedido para criar um novo. Não há mais detalhes neste momento.

Pedidos "Especiais":

Uma vez que os "Desafio" deixaram de existir, os pedidos especiais seria uma alternativa equivalente. Os perfis com alta reputação poderiam obter mais moedas atendendo pedidos "especiais". A ideia é que alguns pedidos seriam classificados desta forma. O usuário poderia também habilitar as notificações do navegador ou do aplicativo (veja "Aplicativos") para ser notificado quando existir pedidos especiais disponíveis. Não se sabe como estes pedidos seriam criados, até o momento. Mas, estes pedidos seriam significativamente mais lento que o normal, já que também seriam reservados para perfis que estão off-line.

Unfollow:

O sistema de punição existe é bastante criticado. Mas, no oposto do esperado, como descrevemos em “Saldo devedor”, não será possível reembolsar as transações. Entretanto, novas medidas devem ser implementadas no futuro.

Esta será uma atualização significativa, mas será como qualquer outra. Portanto, todas as suas moedas, compras e contas devem ser migradas para a nova plataforma. Pode existir algumas exerções, como no caso de contas sem o e-mail confirmado. Assim como ocorreu na migração para a versão 2019, será necessário o interrupção total do InsteLikes, o que pode levar até alguns dias.

Lucas Rodrigues
Este artigo foi publicado por

Comentários

Compartilhe sua opinião

Cria sua conta!

Crie uma conta e consiga seus primeiros seguidores!

Social

Sobre

Inkeliz Technologies OÜ

Sepapaja 6, Tallinn 15551, Estonia

support@instelikes.com.br